segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desafio Literário 2012: A Mesa Voadora

Faz algum tempo que quero participar do Desafio Literário anual que rola pelos blogs por aí. Mas só agora criei coragem, fiz minha listinha e comecei. A leitura do primeiro mês é Literatura Gastronômica.

Livro: A Mesa Voadora
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Páginas: 154

Deixem-me começar sendo bem sincera. Escolhi A Mesa Voadora para ser o meu primeiro livro do Desafio porque ele é bem curto e leve. Eu ando meio atolada de pretensões de leitura, então não queria me comprometer com algo muito longo ou pesado logo no início, por puro medo de não dar conta. E eu tinha tantos livros na minha listinha para janeiro que o medo não era irracional.

Mas no final foi muito bom ter iniciado com este, pois A Mesa Voadora é delicioso. Eu conheço Luis Fernando Veríssimo mais de ouvir falar do que de ler, porém tive uma experiência com ele há uns 12 anos, quando li O Analista de Bagé (porque conheci alguém de Bagé e fiquei curiosa) e adorei. Então, pelo sim pelo não, eu sabia que gostaria do livro.

Aqui, Luis Fernando Veríssimo nos regala com 47 crônicas sobre a arte de comer bem. Como é dito no livro, Veríssimo só entra na cozinha para abrir a geladeira, mas sabe comer bem. E é legal como ele nos instiga com suas histórias. Algumas são divertidas, outras nem tanto, mas todas valem a pena. Eu particularmente achei que a primeira metade do livro é a melhor, mas o final também nos reserva alguns bons casos para guardar na memória.

Separei aqui alguns trechos que mais me chamaram a atenção (a transcrição é permitida?):

"Impossível o desprendimento, quando o assunto é comida: nosso passado de canibais nos persegue".

"Sempre achei que as pessoas que comem como um passarinho deviam ser caçadas a bodoque. O seu fastio, inclusive, é um escárnio aos que querem comer e não podem. Já o come e não engorda compartilha do nosso apetite, só não compartilha das consequências".

"O que pode dar confusão é o item aperitifs:
- Que diabo é isto aqui?
- Deixa ver... 'La petite femme rustique'.
- O que é?
- 'La petite femme rustique'...bom, 'femme' é mulher.
- 'Petite femme...'
- Mulherzinha.
- 'Rustique', rústica.
- Mulherzinha rústica?
- Caipirinha! E na sobremesa:
'Confiture de goyave avec du fromage'".


"Tente descrever o sabor de uma amora. Além de amplas e vagas categorias como 'doce', 'amargo', 'ácido' etc., não exitem palavras para interpretar as impressões do paladar. Estamos condenados à impressão ou ao perigoso terreno das metáforas. Tudo é literatura".

"Você encontra pássaros diáfanos feitos de nabo ou pagodes de gengibre na beira dos pratos, é verdade, mas aí não é mais salsinha. Aí é filosofia".

E por fim:

"Só entendo de comida da boca para dentro. Na cozinha só entro para reivindicar a rapa, e a única parte de uma receita que me interessa é o 'leve-se à mesa'".

"Claro que hoje a cozinha tem recursos com os quais as feiticeiras nem sonhavam (...) Mas as receitam preservam seu ar cabalístico. As medidas devem ser estas e só estas, senão tudo desanda e o demônio rouba a alma do suflê".

De todos os trechos que eu li, dois chamaram minha atenção mais do que qualquer outro. Um deles é a crônica Terra de Monstros, que destrói nossas ilusões sobre os nossos hábitos gastronômicos. O outro é o entitulado "Fome", do qual extraio dois parágrafos inteiros, porque ele realmente me fez pensar:

"A ausência de olhos nas têmporas, por exemplo, está na origem de toda a nossa literatura de terror. Se o homem tivesse olho na nuca, 50% de sua angústia existencial desapareceria e Stephen King hoje seria um homem pobre. Mas nunca sabemos que outro predador se aproxima pelas nossas costas.
Temos o sentimento de presas sem seu instrumental de defesa. Somos reféns da nossa visão especializada, tememos tudo que nossos olhos de caçador não podem captar com nitidez na sua mira: vultos, sombras, fantasmas, premonições, ruídos no escuro, sensações de culpa".

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário