segunda-feira, 26 de março de 2012

Desafio Literário 2012: Criança 44

Sinopse: União Soviética, 1953. A mão de ferro de Stálin nunca esteve tão impiedosa. O líder opressor fez o ovo acreditar que o país está livre de crimes, mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família da criança está convencida de que houve um assassinato. Demidov recebe ordens para ignorar o caso, mas novas evidências o convencem a ir atrás do criminoso, mesmo sabendo que está prestes a se tornar um inimigo do Estado. "Criança 44" recebeu o prêmio Ian Fleming em 2008 de melhor livro de suspense do ano. 



Livro: Criança 44
Autor: Tom Rob Smith
Tradução: Beatriz Horta
Editora: Best Bolso
Nº Páginas: 448

O tema deste mês de março para o Desafio Literário 2012 é Serial Killer. Eu não tinha dúvidas de que não teria problemas com a leitura, porque é um tema que eu gosto e tem amplo material disponível. Mas escolhi Criança 44 por dois motivos bem simples:

1º) Li um comentário da Simone Miletic sobre o livro e me interessei;

2º) Encontrei para comprar na Livraria Saraiva, baratinho, na coleção Vira Vira (2 livros em 1). Não dava para perder.

O livro não me decepcionou. Demorou um pouco até o caso em si aparecer, mas não deixou a desejar, afinal, um serial killer que mata crianças e adolescentes, retira os seus estômagos, enche as suas bocas de sujeira e os deixa nus aguardando serem encontrados não se encontra todo dia por aí. No entanto, o que realmente me marcou no livro foi a descrição da vida das pessoas sob o regime comunista.

O livro se passa nos últimos anos de Stálin e a população da União Soviética vivia sob um terror constante, sem saber o que falar ou que atitude tomar, pois qualquer coisa, por mais simples que fosse, poderia ser interpretada como traição.

É de assustar um regime onde os assassinatos são varridos para debaixo do tapete, porque 'não existe crime, isso é coisa do capitalismo' e aqueles que se interessam em investigar são acusados e perseguidos, por serem considerados traidores do regime.

A forma como o autor descreve a vida daquelas pessoas, as angústias que experimentavam, a dor de ver seus entes queridos serem arrancados de suas casas, verem seus pais sendo mortos na sua frente, foi quase mais do que eu podia suportar. O crime investigado - o assassinato de crianças ao longo de todo o país - era brutal e aterrorizador, mas o sofrimento que aquele povo passava dia após dia conseguiu me chocar ainda mais. Porque não acredito que uma pessoa que mata crianças daquela forma doentia seja completamente normal, alguma disfunção existe que o leva a ser este monstro, mas qual a desculpa para um povo matar um ao outro, sem remorso ou qualquer dor na consciência? Para acusar de traidor a própria esposa, o próprio irmãos ou mesmo os pais? Sabendo o que essas pessoas irão enfrentar nas mãos do partido.

Eu admito que não sou a maior conhecedora do regime comunista, não sendo um dos temas que tenha chamado a minha atenção ao longo dos anos, só sei o básico, o que todo mundo sabe. Então não sou a mais indicada para atestar a veracidade das informações do autor que, a propósito, não é russo e sim inglês, ou seja, tudo o que sabe aprendeu de livros e histórias. Tudo bem que ele leu muito, pesquisou demais (tem a lista de livros e documentos ao final de Criança 44), mas ainda assim ele não vivenciou aquela época, e todo mundo sabe que ouvir uma história não é a mesma coisa que passar por ela. Por mais acurada que seja a informação, falta alguma coisa e esse algo faltante acaba sendo preenchido pela nossa visão dos acontecimentos.

Mesmo assim, parece-me bastante crível o seu relato, e ele se utiliza, com as devidas modificações, de um caso real ocorrido na Rússia entre os anos de 1978 e 1990, alguns anos após o término do regime stalinista, mas nem por isso menos aterrador. É assustador ver o que um ser humano como Andrei Chikatilo foi capaz de fazer a pequenos inocentes, cujo único pecado que cometeram foi conhecerem este monstro.

Um livro que vale a pena, muito tranquilo de ler apesar do tema, e que eu recomendo.


Minha lista de livros para o Desafio Literário 2012

Um comentário:

Vivi disse...

Essa tem sido a leitura que mais tem me chamado a atenção. Quero muitíssimo ler esse livro.

Postar um comentário